top of page

Uso Abusivo Do Photoshop Parte 2


Imagem sem tratamento, citada no texto!

Olá pessoal!

Hoje contarei uma história que aconteceu comigo quando eu tinha 20 anos.

Eu sempre fui apaixonada pela fotografia, tanto sendo à fotografada quanto fotografando, sempre tinha câmera mas nunca era aquela câmera de última geração e vivia torturando às pessoas a minha volta.

Em 2004, abriu do lado do meu trabalho um estúdio de fotografia bem popular aqui em Porto Alegre e eles, como fazem até hoje, "presentearam" o pessoal da loja com uma sessão fotográfica grátis com direito a 1 foto 15x21cm. Eu nunca, até hoje, curti muito foto de estúdio, mas era fotografia e com uma câmera DSLR digital, o que não existia na época para as pessoas "comuns" como eu.

Fui, fiz as fotos e a fotógrafa me mostrou elas no computador, no final da sessão, com o objetivo de que eu não ficasse apenas com a foto brinde e sim, que eu compra-se e deu que eu acabei comprando o chamado "book". As fotos escolhidas, seguiram então para serem tratadas, quando ficaram prontas e impressas, vieram me entregar e EU NÃO ERA EU, estavam exageradamente photoshopadas, eu estava parecendo uma boneca, plastificada. Fiquei feliz por estar linda, mas triste por saber que aquela não era eu, não era as fotos que eu tinha visto sem tratamento no computador. Na época, não tínhamos redes sociais para que as imagens fossem postadas, para pessoas que muitas vezes nem conhecemos. Para mostrar as suas fotos tinha que ser pessoalmente, com a pessoa te encarando e comparando a imagem com você e eu não queria isso, eu tinha 20 anos, o que uma menina de 20 aninhos tem tanto para retocar?

Em fim, pedi que refizessem, eles se negaram e disseram que era assim (Photoshopada) ou sem tratamento, eu então, pedi todas sem tratamento!

Onde quero chegar com isso pessoal?

1- Existe uma diferença grande entre TRATAR uma imagem e MANIPULAR uma imagem.

2- Nós como fotógrafos, temos um compromisso com a verdade. Pequenas alterações (como retiradas de espinhas) e coisas sutis podem e devem ser feitas, mas com muito cuidado para não apagar quem somos.

3- O último e mais importante, DEVEMOS NOS AMAR DO JEITINHO QUE SOMOS, isso nos faz diferente e singular nesse mundo!

:)

bottom of page