O post hoje é pra acabar com um mito que começou com as propagandas impressas, de TV e rádio, quando as câmeras digitais foram lançadas: OS MEGAPIXELS.
Uma câmera com 1 milhão de megapixels não faz pior a sua com 6. Os megapixels definem as dimensões da sua foto em altura e largura, ou seja, quanto mais megapixels forem usados para tirar a foto, maiores serão suas dimensões e consequentemente, maior o espaço que ela vai ocupar no cartão de memória e no seu computador.
Coisas que de fato fazem sua câmera ser considerada melhor que as outras são:lente, as configurações manuais que ela oferece e a tradição da marca.
Quando colocamos o máximo de megapixels pra tirar nossas fotos, é como se estivéssemos dizendo pra câmera: “Deixa essa foto bem grandona porque depois eu quero revelar em tamanho gigante pra colar na minha parede, ok câmera? ”Se você não vai fazer isso nem vai editar sua foto detalhadamente no Photoshop não há necessidade de utilizar o máximo de megapixels da sua câmera. Mas também não exagere: nunca use 1, 2, até 3 megapixels apenas. Depois se você quiser cortar só um pedacinho da foto ou quiser ver os detalhes no zoom, não vai ter como, o tamanho pequeno não vai ajudar. Eu recomendo usar de 4 a 8 megapixels, você não pesa tanto o seu computador, celular e ainda sim consegue manusear muito bem as fotos.
Se ver alguém por aí querendo comprar uma câmera pensando só na quantidade de megapixels, passe essa dica adiante, quanto mais pessoas sabendo sobre isso melhor!